Mídia

Veja o que saiu na mídia.




Cidades

 Coleções
São José do Rio Preto, 23 de Maio, 2014 - 1:48

Os apaixonados por carros em miniatura

A reportagem mostra apreciadores de carros em miniaturas, tipos de coleção que vai ser atração da 3ª edição do Rioprecom-Encontro de Colecionadores de Miniaturas de Rio Preto, neste fim de semana. Entre as novidades deste ano, está a participação de uma "Penélope Charmosa" (as colecionadoras são conhecidas por este apelido, no meio): Marly Marques Diniz, 48 anos, que também é adepta dos mini carros, mas não de qualquer tipo. "Coleciono apenas com cores que me chamam mais atenção."


Marly com uma réplica do Fusca rosa
A coleção, guardada em um quadro cheio de detalhes em rosa, é repleta de carros roxos, pinks, vermelhos e tons parecidos. Foi ela quem deu o pontapé inicial do marido, o bancário aposentado Wagner Marques Diniz, 53. "Tínhamos uma loja de brinquedos em Ouroeste/SP e, certo dia, repondo o estoque, em encantei com um carro colorido e passei a colecionar. Foi o incentivo para ele começar também. Juntos, o casal tem aproximadamente 700 itens.


Wagner com uma das maquetes feitas por ele
Nessa exposição, o colecionador utilizou os conhecimentos em arquitetura para produzir ruas, casas, posto de gasolina, oficina mecânica e tudo mais que tem em uma cidade. "O conjunto tem 1m30 por 1m20. O detalhe está na iluminação". A expectativa para este ano é reunir 20 expositores e mais de 5 mil miniaturas, nos dias 24 e 25 de maio no Shopping Paza Avenida (São José do Rio Preto/SP). Entrada Franca.




SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRASSOL
http://www.mirassol.sp.gov.br/Imprensa/Noticia.aspx?IdNoticia=2834

28/09/2015

Maquete retrata a história do café em Mirassol

Os detalhes das fazendas e o cultivo de um fruto que trouxe riqueza para todo o estado de São Paulo na década de 20 estão retratados na exposição O Café em Mirassol - O "ouro verde" do sertão, exibida permanentemente no Museu Municipal "Jezualdo D'Oliveira".

Para contar essa história, a curadoria do espaço construiu uma maquete. Com 2.40m x 1m, o projeto desenvolvido em 40 dias reconstrói o ciclo do café em Mirassol, movimento responsável pela identidade, formação e desenvolvimento do município.

Maquete foi construída com base em documentações históricas

“Esse tipo de exposição é um recurso utilizado em museus para representar paisagens e momentos históricos que se alteram ao longo dos anos. Ela irá retratar momentos significantes de nossa história, muitas vezes desconhecida por grande parte dos mirassolenses”, explica o curador do Museu, Professor Henrique Frota.

Além do ciclo da produção do café nos anos 1920, a maquete conta com elementos representativos dos imigrantes envolvidos na produção. O crescimento da cultura cafeeira era tamanho que grandes áreas eram devastadas pelo fogo para serem ocupadas pela plantação dos preciosos grãos, como contou o escritor Lima Barreto em cartas de quando esteve na cidade em 1921.


Wagner Diniz, Marli Diniz e Henrique Frota

A maquete foi produzida pelos profissionais Wagner Diniz e sua esposa Marli Diniz, que utilizaram isopor, arame, espuma, estireno, madeira, serragem, semente de chia e massa biscuit, além de recursos tecnológicos como ferreomodelismo em movimento e iluminação ambiente. No projeto podem ser vistos as estradas rudimentares abertas no sertão, o “pedágio” cobrado pelo proprietário Feliciano Salles Cunha, a centenária estrada boiadeira que conduzia o gado de Mato Grosso até Barretos, passando por Mirassol na atual Rua Prudente de Moraes, e a chegada da estrada de ferro com a representação da Estação em 1939.

“Quem viveu esse período irá recordar com saudade do cotidiano rural e da beleza na simplicidade. Já a nova geração poderá conhecer e compreender melhor esse momento tão significativo para a nossa cidade que se desenvolveu e prosperou a partir da produção de café tornando-se a segunda maior produtora do grão no Brasil entre os anos de 1935 a 1945, conquistando posteriormente o título de Porto Seco e abrigando as maiores importadoras de Café do Brasil”, salienta Henrique Frota.

O quê? Exposição O Café em Mirassol - O "ouro verde" do sertão

Quando? De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados das 9h ao meio dia.

Onde? Museu “Jezualdo D`Oliveira” – Rua Rui Barbosa, 21-70, centro de Mirassol.




Sábado, 02.04.16 às 00:00 / Atualizado em 02.04.16 às 00:00

Exposição revela a paixão de adultos por miniaturas


Eles são apaixonados por carros e outros veículos motorizados. Expressam sua paixão em generosas coleções de miniaturas, que reproduzem com fidelidade modelos reais. Os colecionadores de miniaturas são muitos em Rio Preto. Tanto que têm um clube só pra eles. E uma amostra dessa paixão colecionista será dada hoje e amanhã (2 e 3), no Shopping Iguatemi, onde o Clube Rio-pretense de Colecionadores de Miniaturas (CRCM) faz seu primeiro evento de 2016.
A exposição reúne mais de 3 mil miniaturas de carros, motos, caminhões e aviões, que fazem parte do acervo de 40 colecionadores da cidade. Uma das novidades desta edição são os dioramas, miniaturas de cidades, rodoviárias, concessionárias de automóveis, e autódromos, em que os carros são inseridos para simular ações da vida real. Além de raridades e miniaturas de carros usados em filmes famosos, como Velozes e Furiosos e Caça Fantasmas, a exposição do Iguatemi também traz modelos customizados pelos próprios colecionadores.
É o caso do técnico em eletrônica Fabiano Silva de Oliveira, que coleciona caminhões na escala 1/32. Ele conta com mais de 50 miniaturas, todas elas customizadas. “Eu pinto a roda e a estrutura, faço rebaixamento da frente, entre outras adaptações para deixá-los o mais personalizado possível”, comenta Oliveira, que cultiva o hábito de colecionar desde a adolescência. Só de carrinhos da marca Hot Wheels ele tem cerca de 600 unidades.
O técnico em eletrônica integra a diretoria do CRCM, que divulga o colecionismo por meio de eventos anuais realizados em Rio Preto. “A gente se reúne a cada três meses para trocar ideias e organizar os eventos”, explica. A paixão de Oliveira também é compartilhada pela esposa, Lívia Talla, que começou a montar uma coleção apenas com miniaturas em cor-de-rosa. “Eu mesmo pinto os modelos para ela”, diz ele. E as mulheres estão cada vez mais presentes no universo do colecionismo. A professora Marly da Silveira Marques Diniz é outra representante da ala feminina no clube rio-pretense de colecionadores.
O hábito de colecionar teve início em 2009, época em que Marly tinha uma loja de presentes com o marido, Wagner Marques Diniz, em Ouroeste. “Vendíamos miniaturas em nossa loja, e eu era responsável pela compra das peças. Foi quando comecei a colecionar miniaturas de carros em cores como rosa, pink e vermelho”, conta a professora, que hoje tem um acervo com mais de 200 miniaturas na escala 1/64. Entre as peças que Marly apresenta na exposição do Iguatemi está uma réplica do carro dos Simpsons, um Fusca cor-de-rosa e algumas motocicletas que também fazem parte do seu acervo. A paixão pelo colecionismo da professora também foi passada pelo marido, que conta com mais de 600 carros em miniaturas, além de maquetes.
Serviço

  • Exposição de miniaturas de carros e outros veículos. Hoje, das 10h às 22h, e amanhã, das 14h às 20h. Shopping Iguatemi (em frente à Escola de Artes Ligia Aydar). Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário