Ferrovia escala: 1:87 (HO)

PROJETO: MAQUETE FERROVIÁRIA

Desafio:
 Elaborar um projeto que não ocupe muito espaço e fácil de ser transportado, uma vez que, o intuito dessa maquete é levá-la em exposições e encontros de colecionadores de miniaturas.

 Objetivo:
 O Objetivo principal desse projeto é agradar aos olhos. Quero que as pessoas olhem para a maquete e gostem do que está sendo visto, por isso ela deverá ser um conjunto harmonioso.

 Planejamento do projeto:
 Definição do objetivo da Maquete:
a. - Onde e a quem será exibida a maquete? 
 Em exposições e encontros de colecionadores de miniaturas.

b. Quanto tempo que ela ficará exposta e que tipo de interferências ela precisará resistir? 
 A princípio, o tempo de exposição será de 1 ou 2 dias. Quanto às interferências, a maquete terá que ser transportada e montada no local da exposição, assim, ela deverá ter medidas que não dificulte à logística, e também o espaço físico que ela ocupará para ser guardada sem que haja deformação em sua estrutura.

 c. - Qual é o ponto do projeto que deve ser valorizado na maquete? 
 Os pontos que devem ser valorizados, além de trens circulando pela maquete, são as construções, a iluminação e principalmente o paisagismo.

 Idéia:
 A idéia é reproduzir uma cidade ferroviária em uma maquete dobrável em dois módulos, unidas por dobradiças, com isso se terá um tablado fácil de ser transportado e não ocupará muito espaço, pois todas as construções que compõem o conjunto serão móveis e guardados à parte. Tudo com iluminação, vegetação, ou seja, distribuir todos esses elementos de tal forma que esse conjunto se torne harmônico.

O conjunto:
 Alem da área urbana, que contará com construções em torno da avenida principal, o conjunto terá um pátio de manobras/manutenção de locomotivas representado por um depósito de manutenção, um tanque de óleo diesel, uma cabine de sinalização, uma caixa d’água e um morro contendo uma antena de telefonia, uma capela. Aproveitando os desvios, haverá um depósito de gás , uma fábrica/moinho e um depósito de cargas.

Recursos:
 Para desenhar o traçado do projeto, será instalado o programa SCARM “Computer Aided Simples Railway Modeller “- um software livre para desenho simplificado de layouts de trem em escala. 

Escala:
 Escala HO – 1:87,1. Significa que para cada 1 cm no modelo proposto, teremos 87,1 cm no protótipo real.

 Início do projeto: 
 Na primeira quinzena do mês de junho de 2014, com a instalação do programa SCARM “ Computer Aided Simples Railway Modeller “

 Medidas do Projeto:
 Tablado de compensado de madeira medindo: 120,0cm x 230,0cm. Obs: será utilizado uma estrutura quadriculada sob o tablado. Esse procedimento evitará que o tablado se deforme com o manuseio ou mudança de temperatura. Para sustentar o tablado durante a confecção do projeto, serão feitos dois suportes em forma de mesa, medindo 1m x 1m x 0,90cm (A)


Modelo do traçado proposto:


Projeto em 3D
Construção:

Seguindo o cronograma estabelecido, entre os dias 10 de setembro e 31 de outubro de 2014, foi feito o tablado de madeira, que seria a base da maquete. A primeira tentativa, feita com mdf de 3mm, mesmo com reforço  embaixo do tablado, ele se mostrou um pouco fraco e flexível, o que poderia ocasionar deslocamento dos trilhos quando fosse transportado. Após vários estudos, optou-se para o uso do compensado de 10 mm, que após parafusado no reforço, verificou-se que apesar de ter ficado um pouco mais pesado, ficou bem resistente e não oferecia perigo no transporte. Porém utilizando esse material, perdemos um pouco na altura.
Dando sequencia a construção da maquete ferroviária, obedecendo o projeto proposto incluindo o estudo de ligação da linha ao controlador, bem como os desvios, os trechos onde os trens ficariam parados, iluminação das edificações e postes de ruas e praças, o primeiro passo foi desenhar no tablado, com um lápis, seguindo os valores dos raios de curvaturas e o traçado dos trilhos. Para fazer esse traçado das curvas, foi necessário um compasso de bom tamanho, onde improvisei utilizando uma régua de 60cm. Coloquei em um dos extremos um preguinho com ponta e no outro extremo fiz dois furos do diâmetro de um lápis correspondendo aos raios dos trilhos, conforme desenho abaixo extraído da internet. O cuidado para que tudo saia a contento é primordial para o melhor funcionamento dos trens.



Segue fotos do início do desenho no tablado. 1ª semana de novembro de 2014




Concluído o desenho dos traçados das curvas, desvios e retas, também foi feito a demarcação de onde ficariam as construções de acordo com o projeto.


Como ainda não tinha comprado os trilhos, comecei a construção da montanha, utilizando uma estrutura de isopor, papel Kraft, guardanapos e cola branca diluída (50% cola / 50% água), técnica conhecida como casca de ovo. Para reforçar a estrutura depois de seca e realçar a pintura, usarei uma camada de faixa gessada. 

Fotos da construção da montanha:






Uma amostra de onde ficará a montanha dentro do projeto.


Agora com os trilhos já comprados, distribuí-os sobre o tablado para se ter uma ideia de como ficaria o conjunto.




A próxima etapa, foi a fixação da cortiça no traçado. Utilizei cortiça de 3mm, onde nas curvas foram cortadas tiras de 1,5cm para facilitar a curvatura e nas retas 3cm, coladas com cola Cascorex (Tubo azul) e pregando os trilhos cobre a cortiça com pregos 6x6.





Colocando o lastro na linha permanente:

A fixação do lastro na linha permanente simula o empedramento com brita das ferrovias reais. O lastro tem como função, facilitar o escoamento de água na base da linha, ao mesmo tempo em que a mantém firme. Após fixado os trilhos e ter feito testes em todas as linha e desvios, chegou a hora de efetuar o empedramento, para isso após colocar as pedrinhas na via, espalhas e niveladas com um pincel chato de maneira uniforme, utilizei uma solução de água + álcool, para umedece-las antes de colá-las. Nesse processo utilizei cola diluída com água (50%) e algumas gotas de detergente. Esse processo faz com que a cola penetre com mais facilidade entre as pedrinhas. Borrifar água com álcool antes, mantem as pedrinhas mais finas grudadas temporariamente nas maiores, isso evita que ao pingar a cola diluída, elas sejam levadas para fora do lastro quando a mistura escorrer para fora.



Algumas fotos de como está ficando.




A ideia é colocar em um dos cantos da maquete, um sítio. Veja nessas fotos como ficou.








Como ficará a estação de passageiros


Maquete concluída: 15 de janeiro de 2015.




















































































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